Conectar-se

Esqueci minha senha



GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[O Bem e o Mal] GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 09.09.13 16:04

Vamos agora entrar em um tema onde gostaria de discutir sobre a existência ou não de um ser espiritual, que um dia foi um anjo de Luz e depois se transformou num ser maléfico, cujo objetivo é tentar as pessoas ao pecado.

Começaremos por Gênesis e o relato da tentação e depois seguiremos abordando os demais textos, conferindo na bíblia se há respaldo no que as denominações normalmente creem sobre satanás....

Vamos focar no texto.......que juntos aprenderemos sobre a existência ou não de um ser maléfico e trocar ideias sobre o que normalmente pensamos sobre isto e o que a bíblia tem a nos dizer


O RELATO DA TENTAÇÃO EM GENESIS 3



Analisando o texto acima, percebí que a crença comum introduz elementos ao relato bíblico da tentação de Eva, que não existem no texto.

1 - No relato da tentação [em Genesis 3] estão em cena 3 personagens: Adão, Eva e a serpente.

O texto já começa dizendo: A serpente era a “MAIS ASTUTA QUE TODAS AS ALIMÁRIAS DO CAMPO QUE O SENHOR DEUS TINHA FEITO E ESTA [SERPENTE] DISSE À MULHER” [V.1].

Então já visualizamos em Genesis que esta serpente era um animal que Deus fez e que tinha o dom da fala. A interpretação aqui é literal. Não há nenhuma evidência bíblica que qualquer coisa tenha estado dentro da serpente para fazer o que ela fez. [Cf. 2ª Co. 11.3].

Aí se segue a descrição de como ocorreu a desobediência de Eva, mas é do v.14 em diante é que chamo a atenção do leitor:

Para cada um dos 3 personagens envolvidos, Deus dá uma punição:

a) No v. 14 e 15 ele já pune a serpente: maldita serás mais que toda besta..
b) No v. 16 ele pune a mulher: Multiplicarei tua dor e conceição........
c) No v. 17 é a vez de Adão: maldita é a terra por causa de ti.........

Percebam que os três (ENVOLVIDOS NA TENTAÇÃO) receberam a justa punição por desobedecerem, mas o argumento que ouvimos hoje em dia é ilógico, pois porque Deus puniu aqueles três em seguida a suas desobediências, mas deixou para punir o “diabo da crença popular” apenas no fim dos tempos? Este é O Deus justo da bíblia que conhecemos?

Muitos argumentam que Deus queria mostrar aos seus anjos, quem tinha razão e deixou isso acontecer para prová-los que a opinião de “lúcifer” – erroneamente descrito assim, é que estava errada. [um tópico sobre quem é de fato Lúcifer será necessário].

Mas pense: Que Deus justo é esse (ou que justiça é essa) que expulsa o homem do paraíso no "mesmo dia" e dá mais tempo para o Diabo?

O livro do Gênesis diz claramente que era A SERPENTE QUE FALAVA e nunca sequer sugere a presença de qualquer espírito maligno. Argumenta-se que as cobras não têm o poder da fala ou raciocínio como a serpente no Éden tinha, lembre-se que um burro já falou e argumentou com um homem (Balaão) [2ª Pe. 2.16].

Paulo confirma o que estou dizendo: A SERPENTE ENGANOU EVA COM A “SUA” ASTÚCIA (2 Coríntios 11:3), concordando com Genesis 3. [NOTE A ENFASE EM “SUA”].

Segundo as pessoas imaginam erroneamente, foi "Satanás que enganou Eva", mas não, foi "a serpente que enganou Eva" como a bíblia diz.

É interessante ver que Paulo não diz que a serpente era "má", mas apenas "astuta", ou, para usar a palavra que Jesus usou em Mateus 10:16, "prudente". A serpente era um dos mais inteligentes de todos os animais [Gn. 3.1].

Como lemos em Gênesis 3.1, Deus criou a serpente, o verso não diz que outro ser chamado "satanás" se transformou em serpente, pois se acreditarmos nisso, estamos efetivamente dizendo que uma pessoa pode entrar na vida de alguém e controlá-la. Esta é uma idéia pagã, não bíblica.

Muitos também afirmam que o diabo é apresentado nas escrituras como um ser espiritual, criado por Deus, porém Genesis relata que Deus criou a serpente. E se houve alguma transformação, ou seja, se O anjo rebelde se modificou em serpente, onde há o respaldo bíblico?

Se pensarmos como muitos pensam, que no relato da tentação de Eva ocorreu a primeira manifestação mediúnica da historia, ao invés de combatermos o espiritismo, o estaremos apoiando. O Espiritismo é uma farsa!!

E satanás, por que não foi punido? Qual foi a razão da não punição dele? Há alguma explicação bíblica para a não-punição do diabo?

Deus quis puní-lo apenas no final dos tempos, como alguns afirmam, para mostrar aos seus anjos e a todo universo o verdadeiro caráter deste ser? Mas o texto somente relata 3 seres. Onde está o quarto ser?

A maioria das pessoas tendem a dar mais valor a satanás, como anjo rebelde e poderoso, do que ao próprio Deus Javé, criador e sustentador de todo o universo e aí ficam inventando coisas, que não estão e nunca estiveram no texto bíblico. Para mim, uma constatação certa e triste.

Vamos desenvolver mais o assunto a partir deste...

Saudações

MARCELO VALLE

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Paulo Coelho em 12.09.13 21:22

Não querendo fazer nenhuma critica, mas qual é a verdadeira intenção deste tema em debate provar a existência de satanás em todo o contesto bíblico ou só em gênesis 3.?

E para iniciar minha participação quero dizer que não podemos jamais retirar a possibilidade de uma manifestação possessiva de satanás na serpente, pois podemos ver que quando Jesus estava presente na terra em forma de homem vemos ele expulsando demônios do corpo de muitas pessoas. 

Por enquanto essa e minha colocação espero ser respondido sobre a questão acima citada
avatar
Paulo Coelho

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Salomão em 12.09.13 22:54

"Eu procuro viver sem crer na existência de um satanás literal. Creio que meu maior inimigo é a minha própria carne, e que do coração do homem é que se procede tudo de ruim. Entretanto, postei essas coisas acima para ver o que acha".
Apenas me explique umas coisas...

A serpente do Eden também não era literal ?

Pois por que o Apocalipse 12 : 9 chamaria a Antiga serpente de sátanas caso sátanas não fosse um ser literal ou pessoal e existente ?

Esse mesmo texto chama sátanas de Diabo .....
Aquele ser que tentava Cristo no deserto era a própria carne dele ?

Logo a Antiga serpente no Eden como o diabo no deserto é chamado pelo nome de sátanas....
Desculpa Marcelo mas vou ficar com a clareza Bíblica ....
Fique na paz !


avatar
Salomão

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 12.09.13 23:00

Moderação: O tópico estava envolvendo muitos temas diversificados, por isso, dividimos em mais dois tópicos:

Existem anjos malignos? - do MateusAlcântara;
Qual o significado de "Satanás" e "Diabo"? - do Marcelo Valle.

Caso queiram alterar o título dos tópicos, entre em contato por MP.

Agradecemos a compreensão.
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 13.09.13 14:55

Salomão,

Eu é que gostaria de lhe perguntar uma coisa:

Podemos provar que a serpente de Genesis 3 era o proprio diabo (do conceito popular)?

O proprio Paulo interpreta esta passagem e diz claramente "a serpente enganou Eva com sua astucia"..Você leu mesmo o que eu escrevi?

Satan e diabo são a mesma coisa, apenas que um termo é hebraico e outro é grego....Se ligou nisso também?

Apocalipse 12 fala de assuntos altamente simbólicos, principalmente inteligíveis aos destinatários primários do livro.

VocÊ acha mesmo que este texto prova que diante do Todopoderoso haveria uma "guerra" literal, entre anjos e demonios?

VocÊ acha mesmo que este texto prova uma "precipitação" deste anjo mal na terra?

Neste mesmo texto fala que "a serpente" lançou água como rio para arrebatar a mulher. Então sua serpente talvez não seja o diabo da crença popular, pensou nisso?

Podemos provar que houve uma possessão, sendo a serpente uma espécie de médium? Eu estou indo ao texto, e somente ao texto.....se puder provar, por favor, quero que aponte as passagens-prova.

Eu prefiro aderir ao texto estritamente e nele (peço que leia de novo) afirmo que a serpente era um animal, chamada no texto de alimária, e que foi criada por Deus...

Você aponta Apocalipse 12:9 como prova de que a serpente de Genesis seria o proprio satanás...temo que lhe falta ainda alguns detalhes que você não esteja levando em conta, te entendo...

Como eu disse ao Mateus, vamos progressivamente e talvez você compreenda que este texto que vc citou não dá para provar o que vc disse, mas eu quero ir passo a passo, para comprovarmos que o termo satan na biblia não ensina a existencia de nenhum ser maligno, como se pensa...se tiver paciencia para esperar.!......

Já que citou apocalipse 12 como prova, me diga o que ou quem seria o diabo de apocalipse 2: 9,10...Use o mesmo critério por favor, ok?

Nossa "clareza bíblica" precisa sempre ser refinada..mas para isso, devemos retirar certos óculos que ganhamos!

marcelo valle




MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 13.09.13 15:03

@Paulo Coelho escreveu:Não querendo fazer nenhuma critica, mas qual é a verdadeira intenção deste tema em debate provar a existência de satanás em todo o contesto bíblico ou só em gênesis 3.?

E para iniciar minha participação quero dizer que não podemos jamais retirar a possibilidade de uma manifestação possessiva de satanás na serpente, pois podemos ver que quando Jesus estava presente na terra em forma de homem vemos ele expulsando demônios do corpo de muitas pessoas. 

Por enquanto essa e minha colocação espero ser respondido sobre a questão acima citada

A intenção primária é iniciar o debate acerca do que significam as expressões "satan" e "diabo" nas escrituras. Obviamente, apontei Genesis 3, por ser comumente um texto, a meu ver, mal interpretado para "provar" a existencia do diabo como possuindo a serpente e fazendo Adão e Eva pecarem.

Me diga uma coisa, Paulo:

Só por que Jesus expulsava "demonios", significa que a serpente estaria "possuida" por satan (o anjo mal)?

Se você aderir estritamente ao texto de Genesis 3, você pode provar que houve de fato ali uma possessão? Onde está explicitamente disto isto no texto?

Leia de novo o que eu escrevi e depois me diz o que acha?

Marcelo

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 13.09.13 15:06


Salomão e Paulo Coelho,

Dá uma lida neste tópico aqui, por favor, está em outro link


http://verdade.forumc.net/t90-o-significado-de-satan-e-diabo#286

marcelo

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Paulo Coelho em 14.09.13 10:56

Que a benção de Deus seja sobre todos nós.
 Quero começar dizendo que quando falei que Jesus expulsava demônios, estava afirmando a possibilidade de uma possessão de satanás na serpente e pretendo provar essa minha tese.

Começamos então, bom como já fora dito o significado dos nomes diabo e satanás vamos direto ao assunto a ser debatido mas para que meus irmãos possam entender minha linha de raciocínio quero apresentar primeiro um texto que me chama bastante a atenção apocalipse 12:9

AP 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás, "que engana todo mundo";ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
prestem atenção na frase demarcada, que engana todo mundo, pode se ver que essa é uma das maiores características de satanás ou diabo  enganar, e no dialogo que a serpente teve com a mulher qual era a intensão da serpente? vamos analisar então este dialogo para vermos se era só a serpente ou tinha algo mais.


Gênesis 3:1-5
V:1 Ora a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o senhor tinha criado...
bom vemos aqui afirmando claramente que a serpente era uma das alimárias criadas por Deus co uma diferença das demais era mais astuta ou seja mais esperta, inteligente, sagaz.
... E esta disse a mulher: é assim que Deus disse: não comereis de toda a arvore do jardim?
veja que a serpente tenta induzir Eva ao erro usando
as próprias palavras de Deus. uma característica própria do diabo tentar nos induzir ao erro usando a própria palavra de Deus. E um outro ponto a ser visto como pode a serpente por si própria tentar enganar a Eva conhecendo as consequências da desobediência.


V: 2,3  E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. vemos aqui a mulher rebatendo o questionamento que fora feito "não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais" essa seria a consequência caso fosse desobedecida a ordem de Deus.


V: 4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. note que a serpente afirma para a mulher que se ela comece do fruto ela não morreria. como poderia a serpente conhecendo a que Deus disse: "não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais", pode afirmar para Eva que ela não morreria. mas uma tentativa da serpente induzir a mulher ao erro. e eu pergunto quem que fica o tempo todo tentando nos induzir ao erro?


V:5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
note que agora a serpente que é uma criação de Deus tenta colocar Deus como mentiroso.

como podemos ver nesse dialogo entre a serpente e Eva como assim é nos apresentado em todo momento a serpente tenta induzir Eva a desobediência enganando-a com palavras persuasivas. e é assim que satanás ou diabo ele trabalha para enganar.
para reforçar minha tese peço que vocês meditem no dialoga entre Jesus e diabo Mateus 4: 1-11

Com isso afirmo sem sombra de duvidas que naquele momento quem estava no controle da serpente era satanás ou diabo, usando da astucia da serpente e também sabendo que através da serpente teria maior facilidade de aproximação da mulher


Paulo Coelho 
Que Deus nos abençoe.
avatar
Paulo Coelho

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 14.09.13 16:26

Posso fazer uma pergunta...

Onde que diz que a antiga serpente estava possuída por um anjo maléfico?

Ou se não é um anjo maléfico, onde diz que estava possuída, por um ser maléfico qualquer?

E só pra constar, não acredito que a serpente seja literalmente um animal criado por Deus. Pra mim, a história ocorrida no Éden é figurada e tem um significado bem interessante.
Digo isto pra que o debate flua bem, visto que (pelo que conheço o Valle, mas posso estar enganado) o Valle não acredita assim.
Temos aqui três opiniões diferentes... até agora...


Gleison Elias

É imprescindível que todos os membros conheçam e respeitem o Regulamento.
Isso organiza o fórum, e evita punições que não gostaríamos de dar a alguém.
Fique na Graça e Paz!
Administração
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Paulo Coelho em 14.09.13 18:52

@Gleison Elias escreveu:Posso fazer uma pergunta...

Onde que diz que a antiga serpente estava possuída por um anjo maléfico?

Ou se não é um anjo maléfico, onde diz que estava possuída, por um ser maléfico qualquer?

Bom Gleison o texto não nos fala claramente, mas deixa a entender pois como poderia a serpente caracterizar  tão bem sem estar sobre uma influencia de satanás ou diabo como citei o texto de Mateus 4:1-11 podemos ver que ambos os diálogos são iguais. claro que não podemos também anular sua tese pois AP 12:9 AP 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás"que engana todo mundo";ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. no texto marcado João fala que a antiga serpente é chamada o diabo,e satanás que poderíamos com certeza crermos também em um sentido figurado do texto 
avatar
Paulo Coelho

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Salomão em 15.09.13 11:28

Gleison escreveu:Pra mim, a história ocorrida no Éden é figurada e tem um significado bem interessante
A história do Eden é uma narrativa e deve ser literal pois Jesus deu a entender Assim quando mencionou fatos do Eden ao mencionar sobre o casamento em Mateus 19 :4-6
Jesus apresentou o fato no Eden como algo que Deus fez no principio....
Logo a conversa e a história da entrada do pecado no Gênero humano é literal apresentado no Eden é literal....
Também o diabo que tentou Jesus no deserto também é um ser literal..
Ambos serpente e diabo ditos como literal em cada caso é chamado de sátanas...
O contexto geral da Bíblia não esta colocando todo texto de Apocalipse 12 como figurado...
prefiro seguir o contexto geral das escrituras provando figuras e literalidade do que usar técnicas teológicas as vezes feitas ou criadas pelos homens para literalizar ou figurar textos...
Respeito opiniões e pensamentos alheios mas prefiro ficar abraçadinho com as escrituras...!

Deus abençoe a todos..!

avatar
Salomão

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 15.09.13 14:32

Como eu disse, isso é opinião minha baseada no que eu entendo pelo ES às Escrituras.

O Valle entende a história ocorrida no Éden como literal.
Então quando dizemos que Lúcifer não existe, não estamos necessariamente anulando a literalidade do Éden.

Tenha paciência, tudo será esclarecido.

Mais  uma pergunta: Se nenhum pastor, se ninguém, te dissesse que Satanás é um anjo maléfico, qual seria sua base bíblica? Será mesmo que vc leria a história de Gênesis e acreditaria nesse ser maléfico como sendo a serpente?

É uma pergunta retórica, não sendo preciso responder.




Quero que saibam que, definitivamente, somos sinceros em nossas convicções. Conhecemos praticamente todos os versículos que falam de diabo e satanás, e creio eu que todos eles conseguimos mostrar na bíblia o real sentido, anulando o sentido antibíblico deixado pelos pregadores.
Realmente, somos sinceros! (Isso quer dizer: não somos burros)
Peço que abra os ouvidos para ouvir, ou melhor, os olhos para ler, e abra o coração para que a Palavra de Deus te mostre uma real verdade.
Nascemos em uma sociedade em que já está enraizado essa história no "anjevertido" caído, ficamos muitos anos crendo nesse ser, mas, uma única vez que questionamos sua existência, foi suficiente para abrirmos os olhos. Não nos fixamos em ditos de padres ou pastores, simplesmente pedimos ao ES de Deus que nos iluminasse numa boa leitura e estudo das Escrituras... lemos ela, não encontramos nada que evidenciasse a existência desse ser.

O problema da maior parte da cristandade, é esse: Tem medo de questionar a existência do Luci. Colocam a crença nele, no mesmo patamar da crença em Deus, algo inquestionável.
E depois que começam a perceber as primeiras incoerências na falsa-verdade dos pregadores, vem então o medo da sociedade, não querendo aceitar a verdadeira verdade.

Saibam também, que vocês nunca acreditaram assim como nós acreditamos. ( Mas nós já acreditamos no passado, como vocês acreditam) É bom abrir a mente para novos conhecimentos. Conheçam antes de ignorar. De maneira nenhuma tenham quaisquer preconceitos teológicos e religiosos.

Abram os olhos.
Em vez de estarem preparados para debater, em primazia estejam prontos para ouvir, com a mente limpa, com a mente não-cauterizada pelo próprio Diabo.

Espero que essa mensagem, não sirva pra vocês, espero que já estejam encaixados na recomendação dela.

Gleison Elias.
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Paulo Coelho em 16.09.13 22:39

Bom Gleisom belas palavras muito sabias como você mesmo disse temos que estar com nossa mente bem aberta para novos conhecimentos desde que esses sejam baseados segundo a bíblia ensina espero em Deus que você mesmo esteja pronto para mudar de opinião. então vamos ao debate.

A primeira pergunta posta em debate é Gênesis 3 prova a existência de satanás
  Com certeza a serpente citada e um animal não podemos de forma alguma negar isso, também o texto não apresenta nenhum relato dizendo que a serpente estaria sobre influencia de satanás, mas se entrarmos no contexto da historia vemos que para que a serpente em suas falas traz algumas características de satanás vou exemplificar isso melhor para vocês.
  
Gn 2: 16;17 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Gn 3:4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

bom como podemos ler em gn 2: 16;17 Deus afirma para o homem que no dia que ele comece do fruto do conhecimento certamente morreria porem já a serpente afirma o contrario se Eva comece certamente não morreria, para simplificar a serpente acaba de chamar o próprio Deus de mentiroso. 


gn 3: 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
aqui podemos ver que a serpente insinua para Eva que que Deus a estava enganando.

fica agora para nos a reflexão sera que a serpente sabendo do que poderia acontecer tentaria a Eva para que comece do fruto, como pode uma criatura chamar seu criador de mentiroso e enganador.

quero que vocês me respondão uma pergunta:
se a serpente não estava por nenhum tipo de influencia qual seria o interesse em fazer a mulher comer o fruto proibido, sendo que nos capítulos anteriores Deus já tinha falado o que poderia acontecer ?

Agora sei que esse assunto não é relativo ao tema em debate mas gostaria muito como foi dito no texto acima sobre os versículos bíblicos sobre satanás, foi dito que teria uma explicação que anulava o sentido deixado pelos pregadores. com isso gostaria que fosse citado algum texto que anula a existência de satanás, demônio, diabo ou anjo caído não importo o nome que queiram dar só quero uma prova que esse ser não exista.


Que Deus nos abençoe


Paulo Coelho ja ia me esquecendo estou disposto a mudar de opinião desde que me apresentem teses bíblicas.

avatar
Paulo Coelho

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 16.09.13 22:55

se a serpente não estava por nenhum tipo de influencia qual seria o interesse em fazer a mulher comer o fruto proibido, sendo que nos capítulos anteriores Deus já tinha falado o que poderia acontecer ?
Paulo Coelho
Te respondo com duas perguntas:

Qual foi o objetivo de Deus deixar uma árvore que os matariam no centro, no centro, do jardim?

Qual o objetivo de Deus, em deixar que um anjo maléfico entrasse no paraíso (caso realmente existisse) ?

Por isso sua pergunta, serve também para vc, pois se existisse Luci, qual a razão de Deus deixá-lo entrar no Éden?

Meu caro, o Diabo, desde o gênesis até hoje, tem uma único objetivo de existência: Matar. Matar, tentando-nos ao pecado.

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."
João 8:44

E a serpente não estava sendo influenciada por um diabo, era o próprio Diabo. A questão é... se esse "diabo" é o mesmo diabo  da cristandade moderna......
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 17.09.13 10:54

Como o tópico foi dividido em duas partes, acredito que seria interessante o Paulo dar uma olhadinha no link abaixo, neste mesmo fórum, para observar que os termos "satan" e "diabo", originalmente não exigem que sejam interpretados como a cristandade tradicionalmente interpreta.

A interpretação comum "funde" em uma só pessoa o adjetivo "satanás" [o anjo caído], porém nas escrituras ele tem um amplo sentido, com uso comum para diversas classes de seres, como comecei a elaborar o estudo no referido link.

Eu fico de certa forma um pouco triste, quando leio alguns aqui falando em "ficar coladinho com as escrituras", etc....sem contudo fazer uma análise minuciosa daquilo que estamos sugerindo que se observe. Ora, vamos parte por parte, progressivamente, fazendo como o Gleison sugeriu, interpretar independentemente daquilo que tradicionalmente aprendemos, para aí sim fazermos uma discussão ampla e abalizada.

Esta "sugestão", não imposição, visa trazer ao conhecimento dos amigos do fórum, algo diferente daquilo que foi aprendido..e de fato o é. Eu sempre acreditei na existencia de um anjo que caiu do céu. Hoje não creio mais. E por que?

Porque há razões escriturísticas para isto. Porém, devido a estarmos acostumados a fazer certas afirmações, logo nos vem a mente aqueles tradicionais versiculos, como por exemplo, Apocalipse 12:7-9, Ezequiel 28, Isaias 14:12, e por ai vai....

Eu estou sugerindo irmos passo a passo, justamente para que tenhamos uma visão global do assunto primeiro, antes de entrarmos nos textos que normalmente são identificados para provar a existência de tal ser.

O LINK REFERIDO É: http://verdade.forumc.net/t90-o-significado-de-satan-e-diabo#286

MARCELO VALLE

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 17.09.13 11:05

Salomão,

Já que citou apocalipse 12 como prova, me diga o que ou quem seria o diabo de apocalipse 2: 9,10...Use o mesmo critério que você usou para interpretar apocalipse 12:9 por favor, ok?

Nossa "clareza bíblica" precisa sempre ser refinada..mas para isso, devemos retirar certos óculos que ganhamos!

marcelo valle

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Paulo Coelho em 17.09.13 16:19

respostas as perguntas de Gleison 

1ª pergunta:
é muito simples responder essa questão, basta prestarmos bem a atenção no relato da criação, podemos ver Deus usou sua palavra para criar o homem como as demais criaturas Deus o formou e tirou algo de dentro de si mesmo e colocou dentro do homem GN 2: 7 quando Deus cria o homem o cria para uma relação de amor ao colocar o homem dentro do Edem ele demonstra esse amor, separando um lugar perfeito em toda a terra para que foce a habitação do homem ao deixar ou colocar a arvore do conhecimento no centro do jardim está dando um voto de confiança e mostrando para o homem que a escolha é somente dele, no caso o livre arbítrio. como nos dias de hoje você escolhe deixar o mundo e viver para cristo e ter vida eterna ou viver para o mundo e morrer para cristo pagando assim as consequências.


2ª pergunta não foi Deus quem permitiu que esse anjo maléfico entrasse no paraíso.  


vamos esclarecer uma coisa Gleison em um de seus posts vc disse:
Nascemos em uma sociedade em que já está enraizado essa história no "anjevertido" caído, ficamos muitos anos crendo nesse ser, mas, uma única vez que questionamos sua existência, foi suficiente para abrirmos os olhos. Não nos fixamos em ditos de padres ou pastores, simplesmente pedimos ao ES de Deus que nos iluminasse numa boa leitura e estudo das Escrituras... lemos ela, não encontramos nada que evidenciasse a existência desse ser. aqui vc diz que lê a bíblia e não á nada que evidencie a existência desse anjo caído. acho que vc deveria ter postado pelo menos 1 texto que prova a não existência desse ser.

e no outro vc disse:
Meu caro, o Diabo, desde o gênesis até hoje, tem uma único objetivo de existência: Matar. Matar, tentando-nos ao pecado.



"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."
João 8:44 
E a serpente não estava sendo influenciada por um diabo, era o próprio Diabo. A questão é... se esse "diabo" é o mesmo diabo  da cristandade moderna...... aqui vc demostra a existência desse ser ate mesmo cita um texto bíblico que comprova sua existência desde o principio.

confesso que não estou te entendendo, favor seja mais especifico.


Que Deus nos abençoe
avatar
Paulo Coelho

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Paulo Coelho em 17.09.13 16:32

Marcelo Valle eu todas as suas postagens relacionadas a esse tema não opinei por esse que vc disse pois achei desnecessário mas ja que pra vc é importante deixo aqui minha opinião:

se formos analisarmos todos os contextos bíblicos poderemos chegar a uma conclusão logica.
Todas as vezes que cita um inimigo físico, material do homem a bíblia usa a palavra adversário.
E todas as vezes que a bíblia fala de um inimigo espiritual do homem a bíblia usa as palavras satanás, diabo, demônio, serpente, escorpião, hóstias do mal príncipe das trevas... e assim vai. temos que tomar muito cuidado nas nossas interpretações da bíblia temos que observar bem o contexto da historia.

Que Deus abençoe
avatar
Paulo Coelho

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 17.09.13 16:39

Por isso eu gosto de usar a palavra "anjevertido" e "Luci", pra poder diferenciar o Diabo de minha crença, baseado nas Escrituras, com o Diabo da crença popular (o anjo caído).

Não cremos na existência desse ser -- diabo da crença popular, o ser pessoal.


Gleison Elias

É imprescindível que todos os membros conheçam e respeitem o Regulamento.
Isso organiza o fórum, e evita punições que não gostaríamos de dar a alguém.
Fique na Graça e Paz!
Administração
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por ademar em 17.09.13 16:49

To chegando, perdidão com os ícones bagunçados (não sei se é bloqueio do firewall ou erro mesmo)...a maior prova da existencia de Satanas na Bìblia é quando Jesus diz que o viu cair do céu como um raio, e a segunda é o diálogo entre os dois...
avatar
ademar

Observador
Observador

Reps : 0
:D

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 17.09.13 17:18

Informação da administração em resposta a Ademar

Graça e Paz!
Ademar, ao nosso entendimento o "Firewall" não modifica o design da página.
E não há erro técnico de nossa parte, sempre atualizamos para esteja tudo nos conformes.
Provavelmente seja a resolução de sua tela (monitores antigos, com resolução menor, pode ocorrer problemas no mesmo) ou o navegador (navegadores antigos talvez não suportem nossas linguagens, recomendamos uma versão atualizada do Google Chrome), ou aguma ação foi feita sem querer (por exemplo: Zoom), ou ainda, em última hipótese, certifique-se de que a conexão não está lenta demais.





@Ademar escreveu:To chegando, perdidão com os ícones bagunçados (não sei se é bloqueio do firewall ou erro mesmo)...a maior prova da existencia de Satanas na Bìblia é quando Jesus diz que o viu cair do céu como um raio, e a segunda é o diálogo entre os dois..
Graça e Paz!

O tema em questão é Gênesis. Se a história do Éden comprova a existência do ser pessoal conhecido como Satanás.

Com certeza os versos citados por você serão abordados, mas em outros tópicos que darão continuidade a este estudo.

E para esses versos, como para maioria, consiguimos provar lendo o contexto, de que não se refere ao Luci.

Deus te abençoe!


Gleison Elias

É imprescindível que todos os membros conheçam e respeitem o Regulamento.
Isso organiza o fórum, e evita punições que não gostaríamos de dar a alguém.
Fique na Graça e Paz!
Administração
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por ademar em 17.09.13 17:24

É um erro tremendo analisar um texto isolado. De forma isolada, não é possível provar a existencia de satanas, logicamente porque nem aparece a palavra Satanas em Genesis...a relação é feita bem diretamente lá em Apocalipse...Não vejo sentido em provar que um texto isolado é insuficiente...
avatar
ademar

Observador
Observador

Reps : 0
:D

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Gleison Elias em 17.09.13 17:50

Apocalipse fala que  Satanás é a antiga serpente...

Cadê o Luci, o anjo caído, o ser maléfico, o coisa-ruim, o rubro-negro-chifrudo, neste texto?

Satan significa "opositor" ou "adversário" e diabolos significa "acusador" ou "caluniador" (confira: http://verdade.forumc.net/t90-o-significado-de-satan-e-diabo#286 ) nenhum dos dois são nomes.

Então o verso pode ser lido assim:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada de o caluniador, e adversário, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."
Apocalipse 12:9

Não existe nenhuma evidência do Luci nesse texto não...
avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 17.09.13 19:20

@Paulo Coelho escreveu:Marcelo Valle eu todas as suas postagens relacionadas a esse tema não opinei por esse que vc disse pois achei desnecessário mas ja que pra vc é importante deixo aqui minha opinião:

se formos analisarmos todos os contextos bíblicos poderemos chegar a uma conclusão logica.
Todas as vezes que cita um inimigo físico, material do homem a bíblia usa a palavra adversário.
E todas as vezes que a bíblia fala de um inimigo espiritual do homem a bíblia usa as palavras satanás, diabo, demônio, serpente, escorpião, hóstias do mal príncipe das trevas... e assim vai. temos que tomar muito cuidado nas nossas interpretações da bíblia temos que observar bem o contexto da historia.

Que Deus abençoe

Paulo Coelho, gostaria que você provasse, por favor, tudo o que acabou de dizer, com base nas escrituras.

- Onde todas as vezes que cita-se um inimigo físico, material do homem a bíblia usa a palavra adversário? Qual ou quais textos?
- Onde todas as vezes que a bíblia fala de um inimigo espiritual do homem, a bíblia usa as palavras satanás, diabo, demônio, serpente, escorpião....etc...

Vamos observar mesmo o contexto da história.

Marcelo Valle

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por MARCELO VALLE em 17.09.13 19:27

Eu estou achando que os amigos não estão lendo a postagem na íntegra. Por isso, gostaria de destacar alguns pontos que julgo importantes para debatermos, são estes:

Se pensarmos como muitos pensam, que no relato da tentação de Eva ocorreu a primeira manifestação mediúnica da historia, ao invés de combatermos o espiritismo, o estaremos apoiando. O Espiritismo é uma farsa!!

E satanás, por que não foi punido? Qual foi a razão da não punição dele? Há alguma explicação bíblica para a não-punição do diabo?

Deus quis puní-lo apenas no final dos tempos, como alguns afirmam, para mostrar aos seus anjos e a todo universo o verdadeiro caráter deste ser?

Mas o texto de Genesis 3 somente relata 3 seres. Onde está o quarto ser (o anjo rebelde)?


Marcelo Valle

MARCELO VALLE

Mensageiro
Mensageiro


Reps : 11

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[O Bem e o Mal] Re: GÊNESIS 3 PROVA A EXISTÊNCIA DE SATANÁS?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Print
Seus favoritos não foram carregados :(