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ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

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[Assuntos diversos] ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por MARCELO VALLE em 08.09.13 18:09


Nesta passagem (Marcos 2:27,28), a palavra grega ANTHROPOS, quer dizer HOMEM. Concordo plenamente.

Porém, verificando o contexto, visualizamos que somente pelo fato de dizer "homem" em sentido genérico, não quer dizer que Jesus estaria endossando a universalidade do sábado. Por que?

1 - Porque a discussão girava em torno do que se deveria ou não ser licito fazer no sábado;
Jesus se dirige aos Fariseus, objeto de sua reprovação: Veja o início dos VERSÍCULOS 24 (E os fariseus lhe disseram) e 25 - Mas ele (Jesus) disse-lhes...


2 - Para o fariseu, o sábado era posse exclusiva da nação judaica (Deut. 5:3) e o diálogo, portanto, não estaria girando em torno da "universalidade do sábado", o que certamente levantaria outra contenda com o fariseu, mas girava em torno da necessidade do homem em relação a Lei sabática.

Qual era melhor, morrer de fome ou cumprir o mandamento do sábado?

Para os "sabatistas" em geral (espero que ninguém se ofenda, pois estou utilizando o termo de forma ampla), eles preferem morrer de fome e até deixar de trabalhar, mas não deixam de observar o preceito, uma clara demonstração de que não entendem o ensino de Jesus.


3 - Somente em Marcos está esta citação:"o sábado foi feito por causa do homem", nem Lucas nem Mateus registram tais palavras;

Este tipo de conclusão reflete a ideia enraizada na mente de seus adeptos, com o objetivo de supervalorizar o sábado acima de quaisquer outros mandamentos.

Cristo ao fazer esta declaração, não quis absolutamente conferir-lhe valor superior, como o faz a teologia adventista e outras que defendem o sabatismo.

4 - A palavra grega Anthropos, portanto, se refere ao homem de modo geral, devendo ser entendida em seu contexto.

Em Marcos 2:27,28, se refere ao Fariseu, que pretendia colocar o mandamento do sábado - acima da Vida, o que recebeu a reprovação de Cristo.

Em Mateus 19:5,6, ANTHROPOS se refere ao homem no contexto do casamento....


Agora, analisem esta comparação:

Na passagem paralela de Mateus 12:10,11 e 12 (sobre o sábado), a palavra ANTHROPOS foi usada 03 vezes. (Confira esta passagem no grego).

Eu pergunto aos sabatistas:

A que tipo de homem, Jesus se referiu? Ao HOMEM UNIVERSAL? Ao HOMEM JUDEU?


Se Anthropos quer dizer - homem universal, como os sabatistas alegam ao defender que o sábado deve ser observado nos dias de hoje por todos os homens, então deve-se usar a mesma regra para interpretar Mateus 12:10-12 não acham? Se não, por quê?

Detalhe: Nesta passagem de Mateus 12, não esqueçam de olhar os versículos 5 e 8.


Saudações!

MARCELO VALLE


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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por Salomão em 08.09.13 21:37

1 - Porque a discussão girava em torno do que se deveria ou não ser licito fazer no sábado;
  Será que os fariseus tinha razão Bíblica para dizer o que é Licito ou não fazer no sábado ?

  Eu tenho Motivos para acreditar que as regras criadas pelos fariseus do que era licito ou não fazer no sábado não eram Bíblicas....

1-  Jesus disse que eles não observava a Lei de Moisés- João 7 :19
2-  Jesus disse que se os fariseus acreditasse nos escritos de moisés eles creriam nEle - João 5 :46-47
3- Jesus mostrou que os fariseus acreditava em muitas tradições - Mateus 15 :3
4- Estevão em seu discurso no apedrejamente  também disso que eles não observavam a lei - Atos 7 :53

 Logo não é pecado comer ou matar a fome em dia de sábado pois em nenhum lugar das escrituras diz se isso pecado  e Jesus confirmou isso  dizendo não ser ....

 Que dizer sim logo tem uma mente farisaica ( vamos orar por esses )

 2 - Para o fariseu, o sábado era posse exclusiva da nação judaica (Deut. 5:3) e o diálogo, portanto, não estaria girando em torno da "universalidade do sábado", o que certamente levantaria outra contenda com o fariseu, mas girava em torno da necessidade do homem em relação a Lei sabática.


 Deute. 5: 3  não é o único  motivo apresentado pelas escrituras para a observância do sábado  pois Êxodo 20 :8-11 é o motivo principal por vários motivos...

1- O sábado é santo e abençoado por causa do descanso de Deus nesse dia e não pela escravidão do povo de israel no Egito...
2- Quando o dia de sábado foi estabelecido não existia Judeus e nem Povo de israel e o dia de sábado é santo e abençoado desde do primeiro existente  antes da queda de Adão e de qualquer outra situação pós pecado...

3-  O sábado foi estabelecido por causa do Homem :

 A- O sábado foi estabelecido por causa de quem ?

 B- Quando o sábado foi estabelecido a sua causa já existia ?

 4- Antes do povo de israel ser escravo no Egito   o sábado já existia há muito tempo e já era um dia santo e Abençoado......

 5- Quando o sábado foi estabelecido ?

 
 6- Foi um dia que foi estabelecido e não  apenas um mandamento logo desde que existe homem sobre a terra o sábado já era um dia  santo e abençoado....



3 - Somente em Marcos está esta citação:"o sábado foi feito por causa do homem", nem Lucas nem Mateus registram tais palavras;

Este tipo de conclusão reflete a ideia enraizada na mente de seus adeptos, com o objetivo de supervalorizar o sábado acima de quaisquer outros mandamentos.

Cristo ao fazer esta declaração, não quis absolutamente conferir-lhe valor superior, como o faz a teologia adventista e outras que defendem o sabatismo.

Nunca coloquei o sábado acima dos outros mandamentos e combato os que agem assim  e temo por  você continuar fazendo isso pois só o fato de eu não crer assim é uma razão para que não generalize  mesmo que eu seja uma excessão...

Que pena que age assim....!




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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por Gleison Elias em 09.09.13 0:04

Nessa generalização até eu estou envolvido.

Perceba:

Valle escreveu:Cristo ao fazer esta declaração, não quis absolutamente conferir-lhe valor superior, como o faz a teologia adventista e outras que defendem o sabatismo.
Não sou adventista mas me considero um sabatista.

E sendo um, não uso de argumentos citados, muito menos supervalorizo o sábado.

Como administrador, novamente peço, não façam generalizações.

Apesar do regulamento estar calado quanto a isso, tem um item que é a regra "real" do regulamento: Ética e respeito.
Qualquer coisa que não seja ético e de respeito, será moderado.

O que que custa dizer "grande parte dos" ou "a maioria dos" ou "geralmente", enfim, têm tantas expressões que acabam com as generalizações... fazem os textos soarem bem melhor... use-os...

E mais do que palavras escritas, mudem o pensar, retirem os preconceitos!

Continuem o debate tranquilamente, lembrando do que acabei de dizer.
Se houver um único problema, o responsável pelo mesmo será punido com o próximo Warn, seguindo o que diz o Regulamento << vale a pena conferir como funciona as punições, antes que seja tarde.


Gleison Elias

É imprescindível que todos os membros conheçam e respeitem o Regulamento.
Isso organiza o fórum, e evita punições que não gostaríamos de dar a alguém.
Fique na Graça e Paz!
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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por MARCELO VALLE em 09.09.13 2:19

Gleison,

sinceramente não sei porque tudo isso.....eu não deveria ter aceito seu pedido para participar do fórum, porque não estou tentando denegrir ninguém....vocês estão se ofendendo com muito facilidade...sinceramente, quaisquer palavras machucam o coração..Desta vez foi realmente chocante para mim ler que você acha que estou generalizando..

Veja como o proprio dicionário define a palavra sabatismo:

sabatismo
sa.ba.tis.mo
sm (lat sabbatismu) Observância estrita dos sábados entre os hebreus e algumas seitas cristãs.


É óbvio que esta é a palavra certa a ser usada....vocês sabatistas infelizmente se machucam toda vez que alguém fala contra o seu precioso "sábado"..e o que é isto a não supervalorizá-lo?

Agora quaisquer post serão perseguidos quando os argumentos forem colocados..

eu procurei o perfil do Salomão, como você disse e não encontrei nenhuma advertencia, como tem nos meus..tem certeza que agiu com ele de forma justa, como fez comigo?

Agora é mais essa:

Mais um acusação infundada.....Gleison vai ter que agir denovo....O mau hábito de falar dos adventistas e dizer que esses colocam o sabado acima de qualquer mandamento...

Todo adventista aprendeu a colocar o sábado como ponto de salvação, como pedra de toque da lealdade, será que eu estou inventando?
Se quiserem posso provar com textos, como o guardador do 7 dia o supervaloriza..tenho uma coleção de textos deles...


E agora, vira o arsenal colocando ameaças como "O Gleison vai ter que agir"...."mais uma acusação infundada"..

Irmão Salomão, já disse, se não tem maturidade para ouvir isso que eu disse acima, nunca poderá apresentar suas defesas a ninguém...E outra coisa, se não está com vontade de debater sobre o texto, procure outras pessoas, por gentileza..

Gleison, sinceramente, vou me reservar o direito de não mais responder a este tipo de coisa..isso que foi dito merece também uma advertencia, mas tá parecendo um grupinho fechado, que quando é confrontado, se juntam em defesa de seu objetivo.

É um fórum "cristão" ou um fórum "sabatista"?
Fica dessa forma minha solicitação

marcelo




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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por Salomão em 09.09.13 8:21

3 - Somente em Marcos está esta citação:"o sábado foi feito por causa do homem", nem Lucas nem Mateus registram tais palavras;

Este tipo de conclusão reflete a ideia enraizada na mente de seus adeptos, com o objetivo de supervalorizar o sábado acima de quaisquer outros mandamentos.

Cristo ao fazer esta declaração, não quis absolutamente conferir-lhe valor superior, como o faz a teologia adventista e outras que defendem o sabatismo.

Se isso acima não é uma aplicação em geral logo pare de fazer isso acima mesmo que você de outro nome..

Pois a situação acima não é verdade , eu sou um que me sinto injustiçado pois não penso como acima e nem é padrão de pensamento Adventista o citado acima...
Se concentre nas ideias e pare de apontar terceiros ou denominações e padronizar pensamentos atribuidos injustamente a esses....

Peço em Nome de Jesus que respeite a qualidade dos debates e do fórum...

Deus perdoa pois ele ainda não entendeu !
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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por Salomão em 09.09.13 8:32

Todo adventista aprendeu a colocar o sábado como ponto de salvação, como pedra de toque da lealdade, será que eu estou inventando?
Se quiserem posso provar com textos, como o guardador do 7 dia o supervaloriza..tenho uma coleção de textos deles...
Mais uma vez usando a expressão todo......

Eu sou um Adventista que nunca pensei assim e tem muitos que são como eu...

O "todo" apresentado acima não é real e soa mais como uma acusação injusta e precipitada...

No final você interpreta como esta sendo perseguido ?
Tente provar  o que prometeu acima usando os meus textos.....

Será que vai conseguir provar que eu supervalorizo o sábado acima dos outros ?

Isso é o suficiente para não padronizar o pensamento Adventista !

Se é um homem de Deus  vai parar com isso e reconnhecer que nesse ponto tu se equivocou  mas se é um homem de belial vai continua com este sentimento ruim no coração em insistir com uma inverdade...

Ou você refuta os meus Argumentos   ou não,  pois combatendo os pensamentos que você julga ser dos adventistas não estar refutando os meus pensamentos pois não creio como os 10 pontos citados naquele post...

Isso trava qualquer debate pois refuta no vazio...

 Debata comigo e refutando os meus argumentos e não dos adventistas como você diz e não faça comparações pois isto vai ser uma subjetividade tua...

 Estou orando por você !
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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

Mensagem por MARCELO VALLE em 10.09.13 0:59

Vamos manter o foco do debate, tocando em dois pontos colocados pelo Salomão

São eles:

Eu tenho Motivos para acreditar que as regras criadas pelos fariseus do que era licito ou não fazer no sábado não eram Bíblicas....

1- Jesus disse que eles não observava a Lei de Moisés- João 7 :19
2- Jesus disse que se os fariseus acreditasse nos escritos de Moisés eles creriam nele - João 5 :46-47
Vamos perceber aqui alguns pontos que são contra a ideia apresentada pelo nosso irmão.

1 - O texto de João 7:19 diz o seguinte:

Não vos deu Moisés a lei? no entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?

Eu sublinhei intencionalmente a frase "por que procurais matar-me", para mostrar ao nosso irmão que, na bíblia não há divisão da lei de Deus em moral e cerimonial, colocando como inferior a segunda e denominando-a de lei de Moisés. Talvez seja preciso aclarar o fato que ambas as terminologias (lei moral e lei cerimonial) não são bíblicas e por isso nossos irmãos que observam o sábado erram ao apontar como "lei de Moisés", apenas preceitos cerimoniais, o que não é verdade.

Veja que Jesus diz: Por que procurais matar-me?

Ora, onde se encontra o preceito de "não matarás"
?

Na lei que os nosso irmãos denominam de "Lei moral". Mas aqui Jesus denomina-a de LEI DE MOISÉS e de forma correta, é claro, porque para Jesus não existia esta divisão feita na atualidade e de fato, os fariseus não cumpriam a lei de forma correta.

O mesmo ocorre com a seguinte passagem:

Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. [Marcos 7:10].

Veja que Jesus não divide a lei em duas categorias, ele as une. A primeira parte está no decálogo e a segunda parte em Êxodo 21:17 combinada com Leviticos 20:9.

Tudo fazia parte da chamada por Jesus - LEI DE MOISÉS. Jesus não tem dificuldade em denominar de lei de Moisés, a lei de Deus, porque ele sim, seguia as escrituras fielmente. [Veja Neemias 8:1,8 - LIVRO DA LEI DE MOISÉS / LIVRO NA LEI DE DEUS].


2- Jesus disse que se os fariseus acreditasse nos escritos de Moisés eles creriam nele - João 5 :46-47

Ora, é óbvio que se eles procurassem com zelo os escritos de Moisés, encontrariam neles o seu próprio Messias que ali estava diante deles..
Os judeus tinham a tendência em torcer sempre os ensinos de Jesus e verificamos nitidamente isto no episódio do capitulo 6. Parece que o testemunho de Moisés está se voltando contra a tendencia atual em se observar mais a lei - dividindo-a - do que os ensinos de Cristo..Por isso, tenho que expor minhas convicções aos amados para que revejam este conceito e se posicionem.

Agora veja que no verso 39 em diante, fica claro que o grande erro hoje em fazer certas divisões da lei e com isso crer em partes dela como vigentes e partes não, se dá pelo fato de "não examinar as escrituras" com cuidado, como um todo, para encontrar nelas a "vida eterna".

Penso que é necessário apontarmos em próximos posts um pequeno estudo sobre o fato de que Lei de Deus e Lei de Moisés são sinonimas, e mostrar isto pela própria bíblia.

Permanece ainda de pé, minhas questões colocadas desde o primeiro post, as quais não foram respondidas pelos irmãos Salomão e Vasuilvan

Abraços

marcelo valle

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[Assuntos diversos] Re: ANÁLISE CONTEXTUAL DE MARCOS 2:27,28

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