Conectar-se

Esqueci minha senha



O inferno existe?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Assuntos diversos] O inferno existe?

Mensagem por Gleison Elias em 21.12.11 11:28


     Sim, sem dúvida. Mas devemos analisar qual a doutrina de inferno que a Palava de Deus nos revela, pois é bem diferente da doutrina sobre inferno que muitos creem.
A EXISTÊNCIA: Há duas palavras hebraicas traduzidas como inferno nas Escrituras em versões populares: 'Sheol', ou Seol, e 'Geena' (Seol se traduz ao grego, nas novas escrituras, como Hades). Por isso se há diversas doutrinas diferentes sobre o inferno, pois as pessoas se confundem. Se traduzido de maneira correta, encontramos melhores respostas. Com certeza existe Seol. Seol significa sepultura, lugar inferior, lugar da morte, e aqui traduziremos como domínio da morte. TODOS que morrem vão para o domínio da morte, o Seol, de acordo com Eclesiastes 9. Já o Geena significa vale de Hinom. Esse vale era um lugar, em Jerusalém, onde se incinerava lixo, com enxofre, que ajuda na queima, e às vezes até mesmo se queimava cadáveres de criminosos. Jesus disse várias vezes tal palavra se referindo ao castigo dos ímpios, e se é confirmado na Revelação de Jesus Cristo, o Apocalipse, que a Geena era um modo revelador de Cristo se referir ao castigo final dos ímpios, e não do Vale de Hinom literalmente. Se é revelado que os ímpios serão, no tempo do fim, lançados ao tal lugar, portanto, o inferno, se referindo ao castigo dos ímpios, NÃO ESTÁ EM ATIVIDADE.


    Note que em Eclesiastes 12:7 diz que o espírito dos mortos vão para Deus, e a carne volta ao pó da terra, isto é, a alma, no Domínio da Morte, fica inativa, pois ela é formada pelas duas composições, juntas. Portanto não existe nenhuma forma de tormento ou alegria durante a morte, mas sim depois dela, quando Jesus volta e nos ressuscita. Há com certeza muitas crenças acerca da morte, se você tiver uma dúvida, nos envie.
Por outro lado, existe sim um lugar de tormento, simbolicamente chamado de Geena. Mas o Geena, diferente do Domínio da Morte, do Seol, está em inatividade. Ninguém foi ou será lançado nela antes da volta de Cristo.
Espero que ficou bem claro: o inferno, traduzido da palavra hebraica Seol, ou da grega Hades, existe e está ativo, e todos vão para tal lugar, até mesmo Jesus foi para tal condição. E inferno, traduzido do grego Geena, que é um lugar de destruição , existe mas está preparado somente para o tempo do fim.
Cristo disse em João 3:16, que os que não crerem PERECERÃO, portanto não terão um tormento eterno no Geena, mas sim o tormento de ter de ir para lá, e tal tormento terá uma consequência eterna, que é a morte. Aconselho estudar mais Revelação (Apocalipse) 21, e Eclesiastes 9. Leia também outras versões das Escrituras onde se diferencia a tradução de Seol e Geena, como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica Brasileira), e a versão em português da tradução da Sociedade Bíblica Britânica (você pode conferir na bibliaonline.com.br).

avatar
Gleison Elias

Mensageiro
Mensageiro

Reps : 11
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Assuntos diversos] Re: O inferno existe?

Mensagem por Clayton em 22.08.13 9:52

Tem razão. Hoje, as pessoas apenas leem o que Jesus disse, e não entendem. Será que realmente seremos lançados num lago de fogo e sofreremos eternamente ? - Vejamos:
O primeiro ponto é, sabermos como Deus é. Ora, Ele é amor (1 João 4:8). Então será que Ele faria algo assim tão terrível conosco ?
O segundo ponto é, o que Deus acha de queimar as pessoas no fogo ? - Numa situação passada, as pessoas queimavam um de seus filhos no fogo a Moloque, Deus disse que isso era uma coisa detestável, que nem ao menos subiu ao coração Dele, queimar pessoas vivas (Jeremias 32:35). E como podemos saber que não é um "fogo simbólico", já que no versículo diz que faziam "seus filhos e suas filhas passarem pelo fogo" ? - Se analisarmos Jeremias 7:31, Deus diz mais claramente, e novamente mencionando que aquilo jamais havia passado pelo coração Dele.
O terceiro são as parábolas usadas por Jesus, que as pessoas acabam entendo de uma forma totalmente errônea.
O quarto, é que Salomão diz claramente, que os mortos não estão cônscios de absolutamente nada (Eclesiastes 9:5,6), e que o Seol um lugar de inatividade (Eclesiastes 9:10).
Eu poderia ficar o dia todo aqui provando que o inferno de fogo realmente não existe. Caso alguém queira conversar melhor sobre o assunto, a vontade para me chamar...
avatar
Clayton

Observador
Observador

Reps : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Assuntos diversos] Re: O inferno existe?

Mensagem por MateusAlcântara em 22.08.13 12:40

Minha atual crença é que ninguém vai para um inferno de fogo quando morre, e na ressurreição os ímpios serão jogados num fogo que é comparado com o Vale de Geena do AT, e ali ficarão até cada um pagar pelo que fez. Atualmente creio no aniquilacionismo mediante o mal que cada um fez. Uns sofrerão mais, outros menos. Deus dará a medida.
avatar
MateusAlcântara

Observador
Observador

Reps : 14

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Assuntos diversos] Re: O inferno existe?

Mensagem por RBianch em 23.08.13 7:22

Não creio na existência do inferno. Muito menos na existência de Satanás (ou qualquer outro nome). Acredito em anjos e demônios, mas não com os significados que lhe são atribuídos pelo meio religioso.

Vamos analisar a teoria que Deus criou os anjos antes de criar os homens. Se os anjos são de uma raça teoricamente com contato direto a Deus, com menos imperfeições e falhas que os humanos e mesmo assim "caíram" alguns, porque Deus criaria os homens, uma raça muito inferior aos anjos? Se naquele tempo Deus, ao ver que a criação dos anjos não foi tão bem sucedida assim, qual o motivo de criar uma raça mais distante Dele e sujeita a muito mais imperfeições? Daria até para tentar entender se Ele, posteriormente aos anjos, tentasse criar uma raça MELHOR que eles. Mas, criar uma raça inferior? Pra quê? Com qual objetivo?

Olhando por este ponto de vista Deus é extremamente cruel e injusto!!!

Não acredito que Deus crie raças distintas, mas sim, Ele cria todos a partir do mesmo ponto e, pelo livre arbítrio de cada um, desenvolvem caminhos diferentes.

Como Deus seria soberanamente justo e bom se Ele tivesse criado o inferno? Punição eterna? Sofrimento eterno? Isto soa mais para um ditador no estilo rei medieval que condenava cruelmente quem o desobedecesse para as salas de tortura. Ou seja, o inferno está para o deus cruel do V.T. Porque deveríamos perdoar a quem nos ofende, como Cristo nos ensinou, se Deus não perdoa seus próprios filhos? Isto seria o famoso: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"... Creio que Deus não criou o inferno por ser onibenevolente. E, se Deus não criou o inferno, logo, o inferno não existe.

Outro detalhe, você, indo para o céu, aguentaria viver em paz sabendo que sua mãe, ou seu pai, ou seu irmão, esposa, filho ou qualquer outro ente querido estivesse sob o tormento eterno do inferno? Creio que não! Portanto, se existe um inferno, de que valeria você ir para o céu e deixar seus amados para trás? Não creio que há alguém egoísta o suficiente para não se importar com isto.

Creio que Deus da chance a todos! Não importa quantas chances forem preciso. Por isto Ele é onibenevolente.
avatar
RBianch

Observador
Observador

Reps : 4

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Assuntos diversos] Re: O inferno existe?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Print
Seus favoritos não foram carregados :(